A abertura da 17ª Festa da Tainha de Praia Grande reuniu cerca de 300 pessoas na noite de sexta-feira (4). A novidade deste ano é que pela primeira vez o Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, localizado no Bairro Quietude, recebe uma edição do tradicional evento gastronômico, apontado como o maior do setor na Baixada Santista. A organização está a cargo do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, que conta com apoio da Prefeitura.
Munícipes e turistas podem saborear a tainha até o dia 27, sempre às sextas-feiras, das 18 às 23h30, sábados, do meio-dia às 23h30 e domingos, do meio-dia às 17h30. A tainha, servida na telha e acompanhada de arroz, farofa com camarão e vinagrete, serve duas pessoas e será vendida a R$ 65,00, com parte da renda revertida ao Fundo Social de Solidariedade do Município. A entrada é gratuita.
O presidente da comissão organizadora do evento, Reinaldo Alves de Oliveira, ficou animado com o grande público que compareceu na primeira noite da Festa. “Moradores da Cidade e muitos turistas fizeram questão de prestigiar a abertura. A Festa da Tainha é tradicional e faz parte do calendário de Praia Grande. Tenho certeza que a edição de 2014 será um sucesso”.
Residente no Bairro Tupiry, o empresário Osmar Ribeiro, que estava acompanhado da esposa e o filho, elogiou a estrutura do local. “Além de saborearmos uma tainha de ótima qualidade, percebemos a grande segurança que temos. O Pavilhão de Eventos é um espaço com ótima estrutura para receber essas festas”.
Na mesa ao lado um grupo de amigos se divertia entre uma garfada e outra. A engenheira Trinid Alves Roman, moradora da vizinha Mongaguá, destacou o clima alegre no local e fez questão de elogiar o sabor do pescado. “A tainha estava ótimo. Todos nós nos divertimos muito. Praia Grande está de parabéns pela organização deste evento”.
O local conta ainda com outras atrações. Destaque principal para os estandes de instituições filantrópicas, todas cadastradas na Secretaria de Promoção Social (Sepros). São vendidas mercadorias como roupas, artesanatos, livros e bijuterias.
Umas das responsáveis pelo estande do Centro Espírita Allan Kardec, Eunice Coelho, ressaltou que as instituições aguardam e se preparam para Festa durante todo ano. “Além do retorno financeiro que auxilia na manutenção dos trabalhos e de nossas sedes, divulgarmos as atividades que são desenvolvidos no Município”.
A organização montou ainda uma área com brinquedos para as crianças, inclusive com pescaria junina. Pula-pula, balancês e até uma cama elástica divertem a garotada.
Um estande da Campanha Ação do Coração chamou atenção de todos. Voluntários confeccionavam corações de tecidos que serão entregues no evento deste ano, em agosto. A iniciativa simboliza a busca de um mundo melhor, sem guerras e com mais amor ao próximo.
O idealizador da campanha, Alexandre Camilo, fez questão de estar presente na noite inaugural da Festa da Tainha. “Tenho certeza que Praia Grande participará em grande número, mais uma vez, da Ação do Coração. Buscamos um mundo com mais amor. O nosso estande já recebeu grande número de pessoas. Será assim durante todos os dias”.
Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues – O equipamento, localizado na Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº, Bairro Quietude, conta com estacionamento com área de 15 mil metros, área coberta e de fácil acesso ao transporte coletivo. Até o último dia 29, o local recebeu a primeira edição do “Estação Verão – Vila Junina”, que em um mês de funcionamento, recebeu aproximadamente 60 mil pessoas.
Estação Inverno - A Festa da Tainha faz parte do projeto Estação Inverno, que oferece opções de lazer para a população durante a chamada baixa temporada. O projeto teve início em 2013, com as Estações Verão, realizadas durante o mês de janeiro nas praias da Cidade.
|