A Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (UMASA) estará no bairro Guaramar a partir da próxima terça-feira (18). Moradores do bairro interessados em realizar a castração de seus animais poderão comparecer à Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro a partir do dia 17, das 14 às 16 horas. A UMASA estará instalada ao lado da unidade, na Avenida dos Trabalhadores, nº 1717, e permanecerá no local nas próximas duas semanas, quando serão atendidos apenas animais com agendamento prévio. O procedimento de castração é gratuito, e podem ser beneficiados cães e gatos com idade de 5 meses a menores de 5 anos, com peso de 5 a 20 quilos. A iniciativa faz parte do Projeto Bicharada, desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
O Guaramar será o terceiro bairro visitado pela UMASA. A abertura dos trabalhos ocorreu no Sítio do Campo, onde a unidade realizou cerca de 200 castrações de animais. Atualmente, a UMASA opera no Canto do Forte. O equipamento prestará este tipo de atendimento de forma itinerante em todas as regiões da Cidade. As castrações são agendadas pelos agentes comunitários, que visitam as residências efetuando um cadastramento prévio. Informações também podem ser obtidas nas Usafas. A UMASA ficará 15 dias em cada bairro.
O chefe da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal da Sesap, Emerson Garcia, afirmou que a estrutura da unidade oferece conforto aos animais e totais condições para os profissionais desempenharem suas funções. “O projeto pode ser considerado único no Brasil porque é um serviço móvel que tem uma estrutura grandiosa sediada em três contêineres. Outros municípios buscam dados e já têm Praia Grande como referência. As pessoas elogiam constantemente a unidade e o serviço prestado”.
Estrutura - Foram investidos R$ 230 mil na unidade. Todos os espaços são adaptados para oferecer o máximo de conforto para os animais, que são atendidos no pré e pós-cirúrgico, aos seus tutores e profissionais que atuam no local. A Unidade Móvel foi montada em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados.
O primeiro módulo é destinado ao pré-atendimento cirúrgico, com serviços como anestesia e assepsia. O centro Cirúrgico fica no segundo módulo, que conta com três mesas cirúrgicas para atendimentos simultâneos, bancada de apoio, materiais e aparelhos. Já o terceiro módulo comporta a área de recuperação pós-cirurgia. O último funciona como sala de espera para os donos dos bichinhos e também abriga palestras e ações de conscientização sobre temas como, por exemplo, posse responsável de animais e combate à dengue. Os quatro ambientes são totalmente climatizados.Existem ainda duas tendas acopladas na parte externa. Cada uma possui 12 metros quadrados, destinadas a auxiliar nos atendimentos dos proprietários dos cães e gatos.
Fonte: Portal prefeitura de Praia Grande