Até o final do ano, os moradores de mais de 250 ruas de Praia Grande terão endereços oficiais. Trata-se da identificação individual de logradouros em diversos bairros do Município. Cerca de 90 já ganharam nome, o que vai facilitar a vida dos moradores, tanto para receber correspondências, quanto para realizar cadastros. Esta é uma das ações incluídas no Programa Avança PG.
Com o crescimento dos bairros, áreas antes desocupadas ganharam novos acessos e, por isso, precisam de nomes e CEPs. Os bairros Tupiry, Vila Sônia, Quietude e Nova Mirim são os que mais serão contemplados nessa ação, que também atingirá outras regiões.
A escolha dos nomes atende aos critérios da legislação municipal, entre os principais, de que os homenageados sejam pessoas envolvidas com a história do Município, Estado ou País. As adequações serão repassadas para os Correios, para que os endereços sejam atualizados e os que ainda não tenham CEP ganhem o código.
Com a oficialização dos nomes dos logradouros e a atualização das informações por parte dos Correios, os moradores terão mais facilidade para se cadastrarem em instituições públicas e privadas, como escolas, lojas e sites da internet.
“Diversos bairros possuem nomes genéricos nas ruas, como Rua 1 ou Rua A, muitas vezes repetidos em vários locais. Isso dificulta a vida dos moradores que agora terão direito a um endereço definido”, explica o secretário de Planejamento de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes.
Atualmente, Praia Grande conta com aproximadamente 2 mil logradouros oficiais, incluindo ruas, avenidas e praças. Desde 2013, um grande estudo é realizado no Município, com o objetivo de regularizar estes endereços. A próxima etapa será a instalação de placas de identificação de todos os logradouros do Município, contendo nome, CEP e Bairro de cada um.
Avança PG – Lançado no final do ano passado pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.
A realização do projeto de emplacamento e atribuição de CEPs nas vias do Município pertence ao eixo “Cidade Progresso”, que incentiva o planejamento e o desenvolvimento de ações que elevem a qualidade de vida da população. Entre outras, o eixo abrange também ações como as consultas públicas do Plano Diretor e a reurbanização de toda a orla.
|