Aproximadamente 30 estudantes participantes do programa Super Escola, de Praia Grande, tiveram uma tarde diferente na quarta-feira (2). O grupo foi o primeiro a participar da edição 2014 do projeto Férias no Museu, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), realizado no Palácio das Artes. O projeto oferece atividades lúdicas, culturais e educativas durante o período de recesso escolar para crianças e jovens com idades de 5 a 12 anos. A ação gratuita será realizada até dia 11 de julho. As inscrições foram encerradas e mais de 200 estudantes estão cadastrados para participar.
Para iniciar as atividades, os estudantes participaram de uma sessão de cinema no Teatro Serafim Gonzales com a exibição de desenhos animados. Na sequência, começaram as atividades no Museu da Cidade. No local, os monitores realizaram gincanas, dividindo os jovens e crianças em “seleções”. Cada equipe mostrou seus conhecimentos sobre os antigos mascotes da Copa do Mundo e sobre acontecimentos de Praia Grande. E, para encerrar as atividades, brincaram na Galeria Nilton Zanotti de caça palavras, quebra cabeças e demais brincadeiras lúdicas.
De acordo com o técnico desportivo pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc), Fábio Fernandes, que acompanhou as crianças ao Palácio das Artes, a animação deles era contagiante. “O projeto Férias no Museu é muito interessante e os alunos estavam muito ansiosos e não viam a hora de participarem das atividades”, explicou.
O pequeno João Rocha, de 11 anos, afirmou ter passado uma tarde divertida durante o projeto. “Já tinha vindo ao Palácio das Artes, mas só conhecia o teatro. Adorei tudo o que eu vi”. O estudante do 6º ano da E.M. São Francisco afirmou que gostou de tudo, em especial, das atividades no Museu. “As atividades que misturaram história com futebol foram as minhas preferidas”.
Quem também aprovou o projeto foi o estudante Felipe Valente, de 12 anos, estudante do 8º ano da E.M. José Julio Martins Batista. Segundo ele, todos alunos de Praia Grande deveriam participar do projeto. “Você não sente a hora passar. Gostei muito. As atividades são bem divertidas e dinâmicas”.
De acordo com o chefe do Departamento de Gestão Cultural, Renato Rodrigues Paes, o intuito do projeto Férias no Museu é incentivar as crianças a buscarem o conhecimento de forma lúdica, em especial no período de recesso escolar. “A partir desse primeiro contato, queremos estimular e sensibilizar os estudantes para os temas ligados ao patrimônio histórico e cultural”, explicou.
Visitação – Mesmo com as atividades do projeto Férias no Museu, o Palácio das Artes continua aberto à visitação gratuita de munícipes e turistas de todas as idades. O local pode ser visitado de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas. Visitas monitoradas devem ser agendadas pelos telefones 3496-5708 ou 3496-5713.
|