A tradicional Festa da Tainha de Praia Grande, que será realizada na Cidade de 4 a 27 de julho, vai muito além de ser somente um evento gastronômico. Quem consumir o pescado e demais produtos oferecidos nos mais de vinte stands da festa estará contribuindo com projetos sociais realizados no Município, pois o valor arrecadado com toda a venda no local será revertido a entidades beneficentes e ao Fundo Social de Solidariedade. O evento será realizado no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Espaço Alvorada, Bairro Quietude, e acontecerá sempre às sextas-feiras, das 18 às 23h30, sábados, do meio-dia às 23h30 e domingos, do meio-dia às 17h30. A entrada é gratuita.
A festa é organizada pelo Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso com apoio da Prefeitura de Praia Grande. A atração principal do evento, a tainha assada na churrasqueira, é preparada, da limpeza do peixe ao tempero e armazenamento, pelos membros do Centro de Cultura, que durante o evento gera centenas de vagas de trabalho diretas e indiretas, ajudando a movimentar a economia do Município.
A tainha, servida na telha e acompanhada de arroz, farofa com camarão e vinagrete, serve duas pessoas e será vendida a R$ 65,00. De acordo com a organização, o evento deve atrair cerca de 70 mil pessoas até dia 27 de julho.
De acordo com o presidente da Fraternidade Espírita Alvorada Nova, Marcos Costa, que participa da festa desde 2007, a expectativa para esta edição é muito positiva. “Durante o evento montamos um stand de livros espiritualistas e o público sempre gosta muito e interage bastante com os colaboradores. E neste novo espaço, que é amplo e mais próximo da população, acredito que a festa só tende a crescer ainda mais”.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Praia Grande (Apae-PG) também participará desta edição da Festa da Tainha. O presidente da entidade, Paulo Rogério Geiger, afirmou estar confiante no sucesso do evento. “Participamos também da Vila Junina, no mês passado, e o movimento superou nossa expectativa. Por isso, esperamos que a Festa da Tainha também atraia público ainda maior que das demais edições”.
O caráter beneficente da festa é o fator mais importante de acordo com a presidente da Ordem da Estrela do Oriente, Janete Ribeiro Sarmento. Segundo ela, quem consumir no stand da entidade vai ajudar na construção de uma casa de apoio a mulheres com câncer. “Há nove anos participamos do evento e tudo o que arrecadamos é revertido para ações sociais. É um trabalho muito especial”, afirmou.
Pavilhão de Eventos - O Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues conta com estacionamento com área de 15 mil metros, área coberta e de fácil acesso ao transporte coletivo. No mês de junho, o local recebeu a primeira edição do “Estação Verão – Vila Junina”, que em um mês de funcionamento recebeu aproximadamente 60 mil pessoas.
A Festa da Tainha faz parte do projeto “Estação Inverno”, que oferece opções de lazer para a população durante a chamada baixa temporada. O projeto teve início em 2013, com as Estações Verão, realizadas durante o mês de janeiro nas praias da Cidade.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, a Festa da Tainha já faz parte do calendário de eventos municipais. “É uma atração muito aguardada pela população e pelas entidades que participam expondo e vendendo seus trabalhos também. Além disso, pessoas de outras cidades costumam visitar Praia Grande nesta época do ano para participar. Tenho certeza que este ano vamos manter o sucesso das edições anteriores”, concluiu.
|