Considerada um importante componente na terceira idade, a atividade física proporciona um estilo de vida saudável com benefícios para a saúde física e mental. Para que estes benefícios possam ser aproveitados pelos moradores, Praia Grande oferece diversas opções de atividade física voltada à terceira idade. De aulas de ginástica aos esportes coletivos, a Cidade é referência em oferta de qualidade de vida aos maiores de 50 anos.
Ao longo dos anos, com o envelhecimento, é normal que as pessoas percam massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio e massa óssea. Além disso, o aumento da quantidade dos níveis de gordura corporal e o declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico contribuem para dificultar as tarefas do dia a dia.
Atuando como grande aliada no retardamento desse processo de envelhecimento, a atividade física também é capaz de recuperar boa parte das perdas ocasionadas durante o envelhecimento e proporcionar diversos outros benefícios, como a prevenção de diabetes, osteoporose, artrite, bursite e problemas de coluna. Isso sem contar na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Segundo a professora de Educação Física Flávia Fernanda Viana Gonçalves, cada atividade física tem um benefício específico e por isso é importante que o praticante escolha o exercício que mais trará benefícios a ele. “Os exercícios de musculação fortalecem as articulações e a musculatura; no caso dos aeróbicos, o foco é o sistema cardiovascular, controle da pressão arterial e nos exercícios de alongamento, há melhora significativa na mobilidade articular, tão prejudicada nesta fase”.
Outro ponto destacado pela educadora física tem a ver com a saúde psicológica dos praticantes da atividade física. “A integração de qualquer tipo de exercício com a socialização trabalha a parte afetiva, emocional das pessoas. Isto evita a depressão, problema recorrente entre os mais velhos”.
Por estes e outros benefícios, o frequentadores do Programa Conviver tem a disposição atividades como alongamento, ginástica, dança de rua, academia, vôlei adaptado e muito mais. Atualmente, mais de 2 mil pessoas participam das atividades físicas do programa.
Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.
Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente o programa atende a mais de sete mil inscritos e quem quiser saber os endereços pode ligar para 3496-5044.
Até 2016, mais quatro unidades do Programa serão inauguradas nos Bairros Samambaia, Solemar, Tupi e Nova Mirim. As duas primeiras já estão em fase de obras e devem ser entregues até o fim do ano. Esta ampliação do Programa faz parte do Avança PG, uma série de metas propostas pela Administração para o triênio 2014-2016 e está inserida dentro do eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município.
|