Por mais um ano, Praia Grande participa da Ação do Coração. Com o tema “Família, Coração da Sociedade”, a campanha deste ano busca levar uma reflexão sobre o papel e o valor da família. Os corações já podem ser entregues ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Cidade. Basta que sejam confeccionados com tecidos e recheados de bons sentimentos.
De acordo com o idealizador da campanha, o ator Alexandre Camilo, o tema surgiu da inquietude de seu coração, que não consegue aceitar o que todos os dias é visto no noticiário. “Costumamos ouvir histórias de pessoas vítimas do desamor. São filhos matando pais, pais matando filhos”, esclareceu o artista.
Segundo a presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, a meta é recolher o maior número possível de corações, desde que eles estejam recheados de bons sentimentos. “O mais importante é que, durante a confecção das peças, as pessoas sintam que estão colocando amor dentro dos corações. Esta é a principal meta da campanha: distribuir amor a todos”.
Os corações podem ser feitos de diversos tamanhos e formatos. A decoração fica por conta da criatividade de cada um. Oficinas estão sendo programadas na Cidade para que os moradores possam confeccionar os corações e participar da campanha.
O Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande fica na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.
Inspiração – A ação do Coração surgiu quando em uma viagem à Europa, o ator Eduardo Furkini conheceu a experiência de uma ONG que realizava um trabalho para chamar a atenção sobre a saúde do coração, promovendo uma grande exposição de corações em praça pública. Motivado no meio dos corações, Eduardo teve a encantadora ideia de levar para o Brasil uma ação semelhante, só que aqui sua intenção era a de motivar as pessoas a doar amor.
Para tanto, os corações seriam feitos em tecido, com a única condição de que o coração ao ser confeccionado fosse carregado com o sentimento de uma boa intenção. A concretização desse desejo não foi possível devido ao seu falecimento. Um ano depois a Associação Eduardo Furkini (AEF) realizou o desejo do ator.
A convite da AEF, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande e demais cidades da Baixada Santista também realizarão a distribuição dos corações para a população. O principal evento da campanha acontecerá no dia 2 de agosto, na Praça Mauá, em Santos, quando os corações serão distribuídos para os presentes.
|