Praia Grande conta atualmente com 33 profissionais do Mais Médicos, programa do Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade destinou a atuação dos médicos para a Atenção Básica, porta de entrada do sistema, em unidades de Saúde da Família (Usafa). O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.
Do total de médicos recebidos, 24 são cubanos, 4 argentinos, 2 brasileiros e um espanhol. O Município passou a contar ainda com outros dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde.
Antes de ingressarem na rede municipal, todos os profissionais passaram por um período de ambientação. Durante a etapa de treinamentos, foram transmitidas informações sobre os protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local.
A chegada desses profissionais foi considerada pela Administração Municipal como peça determinante para o aumento para 56 equipes do Programa Saúde da Família e, consequentemente, uma maior oferta de serviços prestados. A Sesap distribuiu esses médicos em unidades que estavam sobrecarregadas, agilizando assim os atendimentos e beneficiando diretamente a população.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou o desenvolvimento do programa Mais Médicos e agradeceu a escolha dos profissionais de atuarem na Cidade. “Sou defensor do atendimento primário e dos programas Saúde da Família e Mais Médicos. A prevenção é fundamental. Isso não se faz em um pronto-socorro ou hospital. Está sendo estabelecido um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica. A comunidade está feliz pela vinda desses médicos”.
O Saúde da Família atende no Município mensalmente uma média de mais de 40 mil pacientes nas residências ou nas Usafas. Quem ainda não recebeu a visita de um agente comunitário de saúde e pretende se cadastrar para poder receber o atendimento deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
O aumento no número de profissionais faz parte das metas estipuladas no Programa Avança PG, eixo Cidade Saúde. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.
Outras atividades já estão programadas pela Sesap para o setor. Destaque para as construções de novas unidades, reformas e ampliações dos equipamentos já existentes, informatização dos agendamentos de consultas e dos procedimentos relacionados à dispensação de medicamentos.
Novas unidades - Praia Grande ganhará seis novas e modernas Usafas nos próximos anos. Em 2014 o Município já inaugurou a unidade do Bairro Esmeralda. A entrega e a construção de outros equipamentos também fazem parte do Avança PG.
A entrega no Esmeralda ocorreu no último dia 19 de janeiro, data que marcou o 47° aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade. O equipamento beneficia cerca de 14 mil pessoas residentes naquela região do Município.
O investimento para obra foi de R$ 718 mil. A liberação do recurso, por parte do Ministério da Saúde, ocorreu por conta de uma solicitação do prefeito do Município, Alberto Mourão, quando ainda exercia o mandato de deputado federal.
De acordo com o cronograma da Sesap, as seis novas unidades que serão construídas são as seguintes: Rio Branco (Anhanguera), Caiçara (nova unidade mais ampla e adequada à demanda local), Santa Marina (Usafa ficará localizada no Esmeralda), Nova Ocian (Bairro Ocian ganhará uma unidade própria e a Multiclínica Ocian, que atualmente atende Mirim e Ocian, se dedicará exclusivamente aos moradores do Mirim), Aloha (atenderá munícipes do Mirim e Nova Mirim) e Maracanã (atualmente de responsabilidade da Usafa Caiçara, o bairro ganhará uma unidade própria).
|