Praia Grande já vacinou 62.047 pessoas contra a gripe. A Cidade superou a meta de 80% de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação. A ação passou a contar com novo público alvo: policiais militares, civis, bombeiros, técnicos científicos, professores e carteiros também devem ser imunizados.
A dose continua sendo disponibilizada nas 21 unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas do Município, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30. A ação na Cidade conta com coordenação da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
O Município estruturou um esquema especial para atingir a meta de vacinas. Destaque para o Dia ‘D’ da Campanha, que ocorreu em 20 de abril. Somente naquela oportunidade, cerca de 15 mil pessoas foram vacinadas nas unidades municipais.
Devem se vacinar idosos (a partir de 60 anos), gestantes, mulheres em período pós-parto (com até 45 dias) e portadores de doenças crônicas. Também devem receber a vacina crianças com idade acima de seis meses e menores de dois anos, assim como profissionais da área de saúde.
Para receber a vacina, gestantes devem comparecer às unidades de saúde munidas com sua carteirinha; portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica; pacientes acamados que se enquadrem no público alvo da campanha devem agendar visita com a Usafa mais próxima à residência do paciente, ou através dos telefones 3496-2433 e 3496-2449. Idosos internados em instituições públicas e particulares de Praia Grande recebem a visita de postos volantes.
Conscientização - Nas Usafas e Multiclínicas, profissionais da Sesap conscientizam as pessoas que fazem parte do objetivo da campanha sobre a importância da imunização. A vacina protege ainda contra suas complicações, como a pneumonia que, muitas vezes, ocasiona a internação do paciente, e pode até ser fatal.
|