“Atendimento ao público” foi o tema do workshop que abriu a 11ª edição da Semana do Educador de Apoio, nesta segunda-feira (7). Cerca de 2 mil servidores municipais da Secretaria de Educação (Seduc), distribuídos em seis polos, assistiram ao curso. As atividades retornam na quinta-feira (10), devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e o feriado estadual da Revolução Constituinte de 1932, respectivamente, quarta e quinta-feira (dias 8 e 9).
Aprimorar a qualidade do atendimento aos pais e alunos, tornando a relação mais cordial e tranquila. Essa foi a tônica do workshop ministrado por técnicos da própria Secretaria de Educação. Durante a atividade, os servidores debateram sobre posturas adequadas ao atender telefone da unidade escolar, a não utilização de celular no horário do expediente e o modo de tratar os colegas de trabalho.
A secretária de Educação, Claudia Meirelles, visitou as unidades polos e acompanhou o andamento do primeiro dia da Semana do Educador de Apoio. “Nesta edição, primamos por um conceito mais técnico. Ao longo das oficinas, os educadores de apoio terão a oportunidade de partilhar ideias relacionadas a rotina de trabalho de cada um”.
Para elucidar o tema, os técnicos utilizaram vídeos, músicas, dinâmicas em grupo, mas, acima de tudo, muita cordialidade. Para Claudia Meirelles, o workshop permitiu aos educadores que mostrassem como se comportam. “Além disso, com tudo que foi debatido, puderam verificar também quais são os pontos de ajustes, para que possam melhorar a forma de atender ao público e também a postura ao exercer a função”, completou.
Atendente de educação há 15 anos, Marlene Timóteo, atualmente trabalha na Escola Municipal Manoel Nascimento Junior. De acordo com a servidora, o workshop permite fazer uma autoanálise e verificar quais ações precisam ser mudadas. “Enquanto tivermos fôlego de viver, sempre haverá algo para a gente aprender. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não percebemos e ‘entramos no automático’, sem perceber os desvios cometidos. Por isso, acho muito importante estes momentos, pois refletimos sobre a nossa postura”, comentou.
Programação – Após dois dias de pausa, a Semana do Educador de Apoio retorna na quinta-feira (10). Os servidores assistirão a oficinas técnicas. Dentre os temas: “Primeiros Socorros”, com a participação de equipes do SAMU; “Segurança do Trabalho e Vigilância Sanitária”, que contará com o envolvimento de profissionais da Medicina do Trabalho, ligada a Secretaria de Administração (Sead), e da Secretaria de Saúde Pública (Sesap); e “Atendentes Parceiros da Inclusão”, quando será debatido sobre como tratar alunos com deficiência física.
A sexta-feira (11) marcará o encerramento da Semana do Educador de Apoio. Neste dia, as lideranças das escolas municipais, individualmente ou em parcerias, ficarão responsáveis em desenvolver ações diferentes com os servidores lotados em cada uma. Já os funcionários internos da Secretaria de Educação participam de atividades realizadas na própria sede da Seduc.
Confira o endereço das unidades de ensino que funcionarão como polos na 11ª edição da Semana do Educador de Apoio:
• EM Maria Nilza da Silva Romão - Rua do Maçon, 1.000, Vila Sônia
• EM Sebastião Tavares de Oliveira - Rua Savério Fittipaldi, 50, Quietude
• EM Antônio Rubens Costa de Lara – Rua Ana Maria de França, 249, Esmeralda
• EM Professora Isabel Figueroa Bréfere – Rua João Ramalho, 1.250, Aviação
• EM São Francisco de Assis – Rua Cornélio Procópio, 300, Boqueirão
|